José Quaresma

Nasceu em Santarém, em 1965.

Licenciou-se em Pintura pela ESBAL em 1996. Em 2001, realizou o Mestrado em Estética e Filosofia de Arte, pela FLUL, com a orientação do Prof. Associado Carlos João Correia. Em 2008, defende na mesma instituição a tese de Doutoramento orientada pela Prof.a Associada Adriana Veríssimo Serrão. Em 2021 realizou as Provas de Agregação na Universidade de Lisboa, área de pintura, especialidade de Gravura. Em 2022 realizou o Pós-doutoramento na área de Pintura, na FBAUP, com a supervisão do Prof. Catedrático António Quadros Ferreira.

Atualmente é Professor Associado com Agregação na área de Pintura, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Desde fevereiro de 2024 que exerce nesta instituição as funções de Director do Departamento de Pintura. 

Expõe pintura, desenho, gravura e instalação pictural desde 1982. Tem coordenado projetos científicos e artísticos nos domínios da Investigação em Arte, Investigação em Pintura e Instalação Pictural, Investigação Artística, Esfera Digital, Teoria da Imagem, Gravura e Instalação Gráfica, Arte Pública, Esfera Pública, Reprodutibilidade e Tecnologia, Património Cultural e Histórico do Chiado e do Carmo. Organiza com frequência exposições de Pintura, Gravura, Arte Pública, Instalação, outras. Foi director da Revista de Investigação Artística RIACT, sediada na FBAUL entre 2020 e 2023. É autor de 5 livros sobre Pintura no âmbito dos projectos de investigação A Pintura Contemporânea e o Barco de Teseu (entre 2015 e 2020), e ainda do projecto A Pintura Contemporânea e o rio do esquecimento (2020-2030). É autor de uma publicação sobre Investigação em Artes e Investigação Artística. Tem coordenado e co-coordenado dezenas de livros nas áreas acima indicadas. Tem coordenado muitos catálogos de exposições de arte. É autor de muitos capítulos em livros e tem organizado regularmente ciclos de conferências nacionais e internacionais sobre as áreas já mencionadas. Apresenta, desde 2003, um conjunto significativo de conferências e seminários, nos domínios atrás referidos. Tem sido orientador de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento nas áreas da Pintura, Performance, Arte Pública, Instalação, Imagem, Gravura, entre outras. Participa regularmente nos painéis da Fundação para a Ciência e Tecnologia para a atribuição de bolsas de doutoramento. Tem sido membro de muitos júris em concursos de Pintura e Desenho.

Coordena neste momento a programação científica e artística no âmbito do projecto Chiado, Carmo, Paris. Os caminhos de Salgueiro Maia, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril.