O CAFÉ

O melhor café é o d’A Brasileira!
Foi com este rasgo de comunicação criado por Adriano Telles, no início do século XX, que se tornaria famoso, na época, o café d’A Brasileira.

Uma assinatura da marca que é hoje, em si mesma, uma afirmação do espaço onde se criou um dos hábitos mais enraizados da cultura portuguesa – tomar um café – e onde nasceu o termo «bica», amplamente conhecido de todos.

À semelhança dos propósitos originais do seu fundador, e fazendo justiça ao mote original, A Brasileira do Chiado continua a importar café, com especial predominância do Brasil, onde são produzidos alguns dos grãos mais premiados do mundo, pela excelência de todo o processo de produção – do cultivo à torra.

O lote próprio d’A Brasileira do Chiado, resultante de uma cuidadosa seleção e mistura de variedades de grãos, permite saborear características especiais e únicas como a doçura, o corpo e o aroma, que fazem do café d’A Brasileira uma bebida gourmet para os verdadeiros apreciadores.

Além de o poder saborear neste mítico espaço sentado à mesa com Fernando Pessoa, o prazer pode ser recriado em casa. A Brasileira do Chiado tem à venda embalagens de café para que os clientes possam transportar para sua casa um pouco da magia que é beber o café n’A Brasileira.

As especialidades

A carta d’A Brasileira oferece opções inspiradas na tradição gastronómica portuguesa, embalada pela poesia e pela História. O preâmbulo faz-se de entradas bem portuguesas como as Pataniscas de Bacalhau e Maionese de Lima, o Pica-Pau de Lombo ou as Gambas ao Alho e Coentros, que agora se juntam ao mítico Croquete d’A Brasileira com Molho de Mostarda.

Depois, a leveza das várias saladas refrescantes abre espaço para uma apoteose da cozinha tradicional apostada em ingredientes frescos e sazonais. Nos pratos de peixe, entram em cena o Bacalhau Confitado com crocante de Broa de Milho, o Filete de Robalo ou o Linguini Nero com Camarão. Nos pratos de carne, brilham opções como as Costeletas de Borrego DOP e os Lagartinhos de Porco Preto com Migas de Espargos, sem esquecer o clássico Bife à Brasileira como molho à Café, intemporal. O Arroz Cremoso do Bosque e a Pasta com Molho de Tomate e Queijo Parmesão são as opções vegetarianas da carta.

A pedir um encore na companhia incontornável de uma bica, chegam as sobremesas. A deliciosa Rabanada com Queijo Serra da Estrela Dop, o Arroz-Doce ou a Pêra caramelizada com gelado de baunilha são algumas das sugestões para fechar o espetáculo em grande.